segunda-feira, 21 de abril de 2008

Representação do mundo pela Ciência

No trabalho realizado pude visualizar as relações que nossos alunos estabelecem entre os diferentes temas abordados e o alcance de entendimento de tais conceitos. Realizando o trabalho com minha turma, acrescentei a palavra solo propositalmente pois estamos encerrando um bimestre onde o assunto trabalhado em Ciências foi justamente solo. Para minha surpresa, houve uma grande variação de ilustrações sobre essa palavra. Alguns alunos desenharam a horta, outros plantas, áreas improdutivas, solo sobre o qual pisamos, construímos, plantamos. Também representaram o solo com diferentes tamanhos de partículas, com minhocas, etc.

Fiquei curiosa para saber qual teria sido a representação de solo que meus alunos fariam antes de realizarmos o estudo em sala de aula, os experimentos como o minhocário e o trabalho na horta. Penso que o fato de terem esse leque de representações a respeito da palavra solo, passa pelo fato de agora terem adquirido maior experiência e conhecimento a respeito do mesmo.

Nenhum comentário: