segunda-feira, 11 de agosto de 2008

Refletindo sobre o planejamento do tempo?

O que você descobriu ao fazer o seu planejamento de tempo? Surgiram muitos conflitos? O que você achava que poderia fazer neste semestre e descobriu que não tem tempo disponível? O que você pensa sobre o planejamento do tempo? Descreva o processo de construção da tabela com toda riqueza possivel.

Quando li a proposta de fazer uma tabela com nossos horários, à princípio pensei que não fosse capaz de me organizar a tal ponto. Mentalmente essa tabela já existia, procurava colocá-la em prática, pelo menos ma maior parte dos dias. Quando comecei a pensar em todas as atividades que precisaria descrever, acrescentar em minha tabela achei que ela ficaria extensa demais, afinal quantas atividades em uma semana... Porém ao abrir a tabela de sugestão enviada pela professora percebi que poderia ser mais objetiva, organizando a tabela com as atividades que "roubam" mais tempo em meu dia-a-dia. Gostei muito de reler o texto sobre organização do tempo, ele trouxe muitas idéias. Concordo que devemos otimizar nosso tempo para que sejamos produtivos e eficientes. Uma atitude simples como ler com atenção os emails pode nos poupar o retrabalho de termos que buscar novamente a informação mais tarde. Da mesma forma manter uma organização em nossas caixas de email, trabalhos, casa, facilita nossas atividades diárias e não nos rouba tempo de ficar procurando o que devia estar à mão. Também já descobri que precisamos realizar logo as atividades à que nos propomos. Ficar postergando atividades que sabemos que temos um prazo determinado para cumprir não nos ajuda a aproveitar nosso tempo. Percebi também que consigo dar conta de muitas tarefas em minha semana. No Jornal NH de 11/08/08 no caderno Viver com Saúde, li a matéria "Tempo é dinheiro e é saúde" que traz muitas dicas para aproveitarmos melhor o tempo, como: incluir o lazer na agenda, evitar deixar as coisas para amanhã, organizar-se mantendo nossa agenda à mão. É incrivél como me sinto bem quando consigo dar conta de todas as atividade a que me proponho e com qualidade. Perceber que o dia foi produtivo e que valeu a pena acordar cedo faz com que eu me torne uma pessoa ainda mais feliz.


Um comentário:

Simone Bicca Charczuk disse...

Oi Fabiana, muito interessante a reflexão que trazes nessa postagem. Além dos elementos sobre a construção da tua tabela trouxeste também outras informações que enriqueceram a tua reflexão. Abração, Sibicca