segunda-feira, 11 de agosto de 2008

Vamos refletir sobre o desfecho do semestre 2008/1?



Postagem 1 : Que aprendizagens se consolidaram ao preparar a síntese-reflexão?

Para prepar a síntese-reflexão foi necessário que eu revisitasse minhas postagens no portfólio, minhas anotações, os trabalhos realizados e as leituras feitas durante o semestre. Desta forma foi possível relembrar atividades que foram importantes nesse período e que auxiliaram na construção do conhecimento. O fato de o portfólio estar com as postagens em dia ajudou muito para que essa reflexão fosse mais rica. Relemdo as postagens percebi que nelas havia mais do que os conhecimentos adquiridos no semestre. Quando escrevi sobre as atividades e vivências em cada interdisciplinas, coloquei nessa escrita meu envolvimento, minhas emoções, meu entusiasmo e minhas impressões sobre aquele momento vivido. Quando reli esse material para escrever a síntese-reflexão ficou mais fácil saber quais as aprendizagens que foram mais significativas em cada disciplina. Em Tecnologias destaque para a história da informáticaEdyucativa no Brasil, a análise de softwares na educação e o uso de vídeos em sala de aulas. Assuntos que ampliaram nosso conhecimeto trazendo sugestões de aplicação prática em sala de aula. Em Matemática reforçamos algusn conceitos já adquiridos no magistériao e ampliamos nossa visão quanto ao uso de recursos em nossas aulas no dia-a-dia. Na interdisciplina de Ciências descobrimos o quanto pode ser prazerozo e rico trabalhar com conceitos científicos. Vídeos, ciclos, desenhos, nos mostraram que é possível realizar atividades práticas e significativas. Em Estudos Sociais fizemos uma viagem pelo espaço e tempo reconceituando e aprimorando o que já sabíamos. Assim como em Semináio conseguimos planejar nossas aprendizagens atravé do Plano de Estudos. Para mim esse semestre foi de muitas aprendizagens, descobertas e desafios.

Um comentário:

Simone Bicca Charczuk disse...

Oi Fabiana, ao relembrar a escrita da síntese pudeste retomar e resignificar aprendizagens, além de revisitar as tuas próprias vivências. Abração, Sibicca