quinta-feira, 13 de maio de 2010

Como ensinar que ler é bom?

Todos sabemos que ler é muito importante para o desenvolvimento cognitivo dos nossos alunos. A leitura amplia a visão de mundo, alimenta a imaginação, nos ensina a escrever melhor além de ser uma ótima diversão.

Durante todos esses anos de docência tenho tentado diversas atividades e técnicas para mostrar a turma a importância da leitura. Percebi que os alunos aprendem muito com nossos exemplos e prestam muita atenção as nossas opiniões.

Tenho o hábito de ler para a turma, todos os dias, depois do recreio um capítulo do livro que escolhemos. Este ano como a nossa Feira do Livro teve como patrono o escritor Pedro Bandeira, sugeri a turma que lêssemos alguns livros dele. Neste primeiro trimestre lemos "O mistério de Feiurinha" e "As cores de Laurinha".

Fiquei bastante feliz e surpresa quando na terça-feira desta semana levei a turma para trocar livros na biblioteca da escola. Descobri que os livros que lemos em sala de aula são os mais procurados e exite inclusive uma fila de espera para levá-los pra casa.

Alguns alunos que hoje encontram-se na 5a. ou 6a. série da escola, seguidamente retiram livros na bibioteca e passam na minha sala para me mostrar com o seguinte comentário: "Lembra profe? Esse você leu pra nós...."

Fico bem feliz em perceber que com uma ação tão simples e despretenciosa conseguimos fazer com que nosso aluno faça da leitura um prazer, um hábito saudável. Essa prática de leitura em sala de aula tem se mostrado bem mais eficaz que horas e horas de discursos de convencimento da importância de ler.

Um comentário:

Simone disse...

Oi Fabi, legal ver o reconhecimento do nosso trabalho perdurar. Abração!