Temos visto seguidamente na mídia casos de agressões aos professores, aos alunos, à escola. É muito triste ver que a escola perdeu seu lugar de importância junto a sociedade e que ao invés de um lugar de consciliação e bons exemplos, vemos violência e desrespeito.
Infelizmente isso acontece também nas escolas onde atuo. Tenho tentado ter muito cuidado com meus alunos para não transformar a sala de aula num lugar de agressões e desentendimentos. Temos que ter calma e clareza para não entrar neste cabo de guerra.
Nossas escolas estão cheias de famílias desestruturadas, recebemos filhos maltratados que se veem no direito de maltratar seus semelhantes também. É bem difícil, mas imprescindível, que nós professores tenhamos a clareza de mostrar pra essa criança que podemos sim tratar-nos com educação, respeito e nos preocupando com o outro.
De nada adianta devolver para meu aluno a agressão com que ele me trata. Estamos à frente de uma turma para mostrar que há formas educadas de expressarmos nossas ideias, que podemos aceitar o pensar e ser diferente, que tratar com carinho e respeito nos dá um dia a dia bem mais feliz e tranquilo.
Fico preocupada quando vejo colegas professores discutindo de igual pra igual com seus alunos, fazendo da nota e da reprovação instrumentos de chantagem, não conseguindo ver nessas crianças um ser humano em crescimento que necessita de um adulto firme em suas ações. É preciso ensinarmos a essas crianças uma lição de tolerância, aceitação e perdão e o exemplo começa por nós professores.
Nenhum comentário:
Postar um comentário