Relendo as postagens dos primeiros semestre de nosso curso revejo a expectativa quanto ao trabalho à distância. Logo percebemos que a responsabilidade e a nossa própria iniciativa seriam determinantes para o bom andamento do curso e para nossa própria aprendizagem.
Ao longo dos semestres fomos nos ajustando a esta nova rotina. Dias mais longos, necessidade de contato com colegas, professores e tutores, postagens, blogs, pbworks, enfim, muito trabalho. Essa aprendizagem de autonomia foi árdua. A responsabilidade é muito maior quando temos liberdade de horários. Assim como tivemos o tempo todo em nossas mão um mundo de opções e oportunidades de conhecimento.
O uso das ferramentas tecnológicas nos abriu e apontou novos caminhos e oportunidades. Sentimos que o conhecimento que produzimos ao longo desta caminnhada não é estanque, ao contrário, o dinamismo e a interação fazem com que, o que aprendemos, seja compartilhado e ampliado.
Destaco ainda a disciplina necessária para que não nos perdessemos neste espaço de tentações no mundo digital. Ter foco e usar adequadamente nosso tempo de estudo nos ajudou a trilhar este caminho. Mais do que isso aflorou de forma irrevogável nossa autonomia quanto ás nossas aprendizagens. De tudo isso saímos mais seguras, horizontes ampliados e sede renovada.
Um comentário:
Fabiana
Muito boa sua reflexão. Como é dificil quando nos mesmos temos a liberdade de organizar nossa aprendizagem com autonomia, estamos sempre correndo o risco da disperçao.
abraços
rosangela
Postar um comentário