sábado, 29 de março de 2008

Reflexão avaliativa das aprendizagens originadas a partir da elaboração do documento "Síntese do Portifólio de Aprendizagem"

Ao longo do trabalho percebi que elaborar uma síntese do Portífólio de Aprendizagens seria uma tarefa que exigiria muita capacidade de argumentação e resumo. Ao longo de sua construção fomos recolhendo informações bastante ricas sobre o nosso processo de aprendizagem no qual estamos diretamente envolvidos, responsáveis. Isso fez com que tivéssemos muito material no momento de elaborar a síntese. Nada fácil a tarefa de contemplar toda a aprendizagem do semestre em um texto. Quando começamos a elaboração, as idéias ainda estavam bastante confusas pois era muito difícil "eleger" aprendizagens mais significativas que mereceriam fazer parte deste trabalho final. Porém ao longo do desenvolvimento percebemos que muitas dessas aprendizagens se complementavam. O domínio das ferramentas utilizadas no blog e as trocas que ocorreram entre as colegas ao longo dessa construção, por exemplo, são atividades que se complementam e que definiram o sucesso da construção do portifólio. As dúvidas compartilhadas e sanadas em conjunto enriqueceram o trabalho e reforçaram o espírito de equipe e interdisciplinaridade que rege um curso à distância. Reforçamos também nosso comportamento como alunas, responsabilidades com prazos, tarefas a serem cumpridas, organização de nosso tempo. Na medida em que nosso portifólio tomava corpo e se transformava em uma ferramenta de auto-avaliação, também pudemos tomar conhecimento de como cada colega pensou, sentiu, avaliou cada atividade proposta nas interdisciplinas. Podemos ver aspectos que foram relevantes e marcaram nossa trajetória nesse semestre retratados de diferentes maneiras pelos colegas. Esse intercâmbio de percepções reforçou alguns conceitos que fomos construindo e desmistificou outros, possibilitando que trocássemos idéias e reflexões a respeito.



2 comentários:

Simone Bicca Charczuk disse...

Oi Fabiana, trouxeste, nessa reflexão, um apanhando "geral" de aprendizagens que tiveste na elaboração da tua síntese. Achei interessante a tua frase final: "Esse intercâmbio de percepções reforçou alguns conceitos que fomos construindo e desmistificou outros, possibilitando que trocássemos idéias e reflexões a respeito". Penso que poderias explorar um pouco mais, trazendo algum exemplo de conceito construido e desmistificado tentando estabelecer uma justificativa do porquê que a elaboração da síntese possibilitou a construção e/ou desmistificação dos conceitos. Abração, Sibicca

Fabiana Aparecida da Silva disse...

Olá Simone!
Realmente nesse semestre conseguimos trabalhar com muitas possibilidades de interpretação e usando isso em sala de aula foi possível reforçar ou construir conceitos, aprendizagens. Nosso trabalho com obras de arte, por exemplo na interdisciplina de Artes Visuais, possibilitou que reforçássemos as experiências de releitura que realizávamos com nossos alunos. Faltava aí o embasamento teórico que viesse refoçar esse trabalho, reforçando nossa prática. Assim como na Interdisciplina de Ludicidade, reforçamos o conceito de que sala de aula é sim lugar de brincar e que tais brincadeiras podem ter um caráter lúdico sem que necessitem estar associadas a um objetivo pedagógico. Por outro lado, na interdisciplina de Teatro, percebemos que podemos realizar atividades bem mais interessantes do que somente ensaiar peças e apresentá-las em datas comemorativas. Atividades de desinibição, percepção, entrosamento com o outro.