sábado, 29 de março de 2008

Reflexão avaliativa das aprendizagens originadas a partir da Preparação /realização da apresentação Oral

Com a conclusão do portfólio e a elaboração da síntese, começamos a pensar na montagem da apresentação oral. A dificuldade de resumir e selecionar as atividades, aprendizagens e fatos mais significantes do semestre agora tornava-se ainda maior visto que precisaríamos apresentar oralmente para o grande grupo nossas reflexões. Como somos todas professoras, logo pensaríamos que expor oralmente nossas idéias não seria necessariamente um problema. Porém carregávamos também o peso de sermos avaliadas por nossas colegas, tutores e professores que acompanharam todo o processo de elaboração, construção e aprimoramento de nosso portfólio. A primeira questão era como ter certeza de que havíamos contemplado todas as interdisciplinas do semestre e dado a elas a importância que realmente tiveram nessa construção. O tempo reduzido para a explanação e as questões que provavelmente decorreriam dela também contribuíam para que a tarefa de elaborar a apresentação tivesse um peso ainda maior em nossa rotina. Mais uma vez o auxílio das colegas e tutoras para sanar dúvidas, tanto de uso da tecnologia como da própria elaboração da apresentação oral, foram de grande valia para que tivéssemos êxito nessa etapa. Com certeza aprendemos a solucionar não só problemas técnicos, mas também a pensar reflexivamente sobre nosso fazer diário, tanto como profissionais como enquanto alunas. Essa atividade contribuiu para que pudéssemos constantemente nos auto-avaliar e redirecionar nossas ações buscando uma maior qualidade no trabalho que desenvolvemos. Aprendemos a dividir nosso tempo entre trabalho, faculdade, família e percebemos que com responsabilidade e organização somos perfeitamente capazes de atuarmos satisfatoriamente em todas as áreas de nossa vida.

2 comentários:

Simone disse...

Oi Fabiana, nessa postagem comentas que uma dificuldade que encontraste foi a seleção do material que seria apresentado. Fiquei curiosa para saber como resolveste esse impasse. Talvez fosse interessante pensares em como optaste por esse ou outro material para apresentares. Abração, Sibicca

Fabiana Aparecida Silva disse...

Oi, simone!
Realemnte foi muito difícil optar entre tantas coisas que vimos, estudamos, aprendemos, experimentamos. Porém tentei apresentar aquilo que com meus alunos teve um maior impacto (positivo ou nem tanto) e experiências que pra mim como estudante foram positivas. Posso destacar que para os meus alunos as atividades com música foram muito significativas. Trabalhar com ritmo, melodioa, letra, rimas foi muito divertido e com certeza eles lembrarão por muito tempo. Para mim como estudante a visita à Bienal foi um momento muito importante. Pude perceber que a arte tem muitos meios de manifestação e que a beleza que sempre procuramos nas obras nem sempre é o foco de um trabalho.