sábado, 3 de janeiro de 2009

Gestão Democrática Escolar II

Pensando sobre a importância da gestão democrática para alcançarmos uma escola de qualidade, lembrei-me das muitas vezes em que abrimos diferentes espaços de participação para que a comunidade venha e exponha suas expectativas e necessidades. Na maioria das vezes quem realmente participa são sempre os mesmos pais, professores.
Penso que a gestão democrática esbarra numa dificuldade de participação e de tomada de responsabilidade por parte da comunidade escolar. Sem a efetiva participação e comprometimento de todos os envolvidos nesse processo ela acaba não acontecendo.
Por mais que a equipe diretiva e o corpo docente coloquem-se abertos para a participação, ela só ocorre à medida em que a comunidade responsabiliza-se, sugere, fiscaliza. Aí está, para mim, o grande entrave para que a gestão democrática aconteça realmente. Antes de mais nada precisa de participação. Não quero com isso que os canais abertos para buscar esse efetivo envolvimento cessem, ao contrário, vemos aí mais um motivo para buscar constantemente a participação e envolvimento da comunidade para que tenhamos uma educação comprometida e de qualidade.

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