terça-feira, 21 de abril de 2009

"Na natureza selvagem"

No último final de semana, assisti a esse filme, maravilhoso!!! Em resumo, o filme nos faz refleir sobre o que realmente importa em nossas vidas. Lembrei imediatamente da importância que, nós professores, damos ao conhecimento acadêmico e formal. Na discussão que temos participado nos fóruns das interdisciplinas, tem se levantado muito essa questão. Somos impelidos a igualar nossos alunos. Todos devem aprender as mesmas coisas, dar as mesmas respostas e assim ter uma aproveitamento razoável, e esperado, do ano letivo. Porém, mesmo sem termos NEE's em nossa turma, trabalhamos com alunos diferentes, que tem uma história sua, perspectivas, sonhos, objetivos seus. De que maneira o que ensinamos, e como ensinamos trará subsídios para que esse ser humano seja feliz, tenha uma vida plena à sua maneira, com as suas escolhas?

2 comentários:

Melissa disse...

Olá Fabiana :-)
Ótima colocações...
Tem uma resposta para o questionamento que colocou? Fiquei muito curiosa para saber o que você pensa sobre isso...
Beijos
Melissa

Fabiana Aparecida da Silva disse...

"De que maneira o que ensinamos, e como ensinamos trará subsídios para que esse ser humano seja feliz, tenha uma vida plena à sua maneira, com as suas escolhas? "

Oi, Melissa!
Nossa, adoraria ter a resposta definitiva para essa pergunta. O tenho encontrado são ainda mais questionamentos. Penso que o primeiro passo seja ter um olhar cuidadoso e um ouvido atento. Nossos alunos muitas vezes nos dizem, através de seus atos, suas histórias, o que esperam e o que necessitam. É difícil contemplar todas as necessidades. Temos que oferecer vivências, informações, descobertas, que sejam significativas e que de algum modo ensinem nossos alunos a ver o mundo como um celeiro de possibilidades. Penso que devemos cultivar sonhos e ampliar oportunidades. Vejo nas crianças a vida inteira e cheinha de felicidades que eles podem conquistar. Como professores tentamos a todo momento que o que ensinamos ajude nossos alunos a construir uma vida plena e feliz.
Beijos!