Durante os estudos, leituras e testagens que realizamos na interdisciplina procurando conhecer melhor o Método Clínico Piagetiano, pude descobrir o quanto é importante esse olhar atento sobre nosso aluno. Muitas vezes nosso dia-a-dia corrido não nos permite parar e prestar atenção, como deveríamos, em nossos alunos para descobrir se ele não sabe determinado assunto ou se ele ainda não consegue dominar esse conhecimento.
Comecei a perceber que muitas vezes abordamos de maneira errada as dificuldades desse aluno. Não adianta refazer a prova, oferecer uma nova atividade para que ele faça a recuperação. É importante saber o que foi que essa criança não entendeu e porque ela não consegue ir a diante. Nesse momento é importante parar e nos reavaliar, para que dessa forma possamos resgatar esse aluno.
Com a aplicação das testagens propostas por Piaget temos um subsídio bastante claro e interessante para podermos desenvolver as potencialidades que ainda faltam para este aluno. Desta forma ele terá subsídios para, aí sim, ir adiante e dar conta do que lhe é exigido na nova série.
Um comentário:
Oi :-)
Olha só, faltam evidências para teus argumentos. Por exemplo, quando faz a seguinte colocação:
"Comecei a perceber que muitas vezes abordamos de maneira errada as dificuldades desse aluno."
Como começou a perceber? O que observou?
Beijos
Melissa
Postar um comentário