quarta-feira, 13 de maio de 2009

Sala de Recursos

Neste semestre tenho observado com mais atenção em minhas escolas as atividades e atendimentos oferecidos para os alunos NEE's. Na minha escola da tarde funciona uma sala de recursos que atende 49 alunos. Em entrevista a professora que trabalha com este atendimento pude perceber aspectos interessante .

O quanto a conversa, a troca de informações sobre esse aluno pode enriquecer este trabalho e clarear situações, atitudes vivenciadas em sala de aula. Muitas vezes em um grupo menor é mais fácil diagnosticar conflitos, aprendizagens, dificuldades. Este momento pode até mesmo ajudar a sanar a necessidade de contar, conversar a respeito desses conflitos vivencados pelo aluno. É muito mais fácil se expor perante poucos colegas, num ambiente menor, mais acolhedor.

Também me chamou a atenção a disponibilidade de horário do atendimento. Se o aluno precisa ficar um pouco mais ou naquele dia ele não consegue concentrar-se, perde o interesse, o horário, na maioria dos casos, é flexível para comportar essas variações. Assim como o número de alunos atendidos. Hora há grupos maiores (4 alunos), hora há atendimentos individualizados, conforme o objetivo da atividade proposta e a necessidade desses alunos.

A sala também possui uma riqueza de materiais para serem manipulados em diferentes situações e atividades. Há a preocupação da escola de que a professora que assuma a sala de recursos tenha uma formação em psicopedagogia esperando que assim já esteja mais familiarizada com as questões das dificuldades de aprendizagem.

É fácil de perceber que esse trabalho desenvolvido é "um trabalho de formiguinha" que vem somar-se com várias outras ações desenvolvidas na escola ou fora dela para auxiliar no desenvolvimento pleno deste aluno. Porém é um espaço valioso para nossa escola.

Um comentário:

Melissa disse...

Fabiana :-)
Ótimas colocações.
Olha só, seria interessante exemplificar este argumento:
"O quanto a conversa, a troca de informações sobre esse aluno pode enriquecer este trabalho e clarear situações, atitudes vivenciadas em sala de aula. Muitas vezes em um grupo menor é mais fácil diagnosticar conflitos, aprendizagens, dificuldades."
Beijos
Melissa