segunda-feira, 29 de junho de 2009

Aprendendo a aprender!

Hoje postei no webfólio a última parte do trabalho de Filosofia que fizemos em duplas. A atividade consistia em reler EDUCAÇÃO APÓS AUSCHWITZ de Adorno e ler SOBRE A PEDAGOGIA, de Kant e elaborar duas perguntas para uma colega.

Gostei muito de trabalhar com uma colega com quem tive pouco contato durante o curso, isso só nos enriquece. Além disso, achei a atividade muito simples, mas de uma eficiência incrível. Com certeza não teríamos aprendido tanto se a proposta fosse somente ler e escrever uma reflexão.

Ao elaborar perguntas tivemos que ter uma compreensão muito superior do texto. Não poderíamos enviar perguntas que a colega não compreendesse ou que não estivessem de acordo com o que lemos.

A primeira leitura que fiz dos textos não foi suficiente para executar a tarefa proposta, eram textos à primeira vista difíceis. Tive que reler, diversas vezes, separar passagens que me foram significativas, voltar aos textos, tentar conectá-los, reler, repensar, reformular as perguntas que criei.

E ao final quando minhas perguntas finalmente nasceram eu ainda precisei voltar aos textos e as minhas reflexões, anotações para então responder as perguntas enviadas pela colega.

Por fim fiquei com a sensação de ter aprendido muito! Doce sensação!

Um comentário:

Mídia e Educação disse...

Olá Fabiana! Obrigada pelas palavras de incentivo. É muito bom estar com vocês, na construção desta proposta, que é desafiante e instigante. Realmente, todos os aprendemos e, estar recetivo ao novo é essencial em nossa caminhada. Bom domingo! Abraços, Ester.