terça-feira, 9 de junho de 2009

Educação: uma nova visão - Ética, indivíduo e Sociedade


No dia 30 de maio a Prefeitura Municipal de Sapiranga, mais uma vez, nos proporcionou um momento único de reflexão. Esteve presente no auditório do Centro Municipal de Cultura de nossa cidade Mario Sérgio Cortella, filósofo, mestre e doutor em educação.

Foi uma manhã muito agradável onde, falando para professores do município, com o tema: Educação: uma nova visão - Ética, indivíduo e Sociedade, o palestrante trouxe, com muito bom humor, questões relevantes e pertinemtes às nossas vivências em educação.

Falando de ética, abordou enfoques que levaram-nos a pensar tanto em nossas atitudes como professores, como enquanto alunos e cidadãos pertencentes a uma comunidade onde cada vez mais vemos que cada um tem sua própria ética.

Numa fala recheada de ilustrações de sua vivência como secretário de educação, explicitou de forma clara o quanto a ética permeia nossas ações cotidianas. Segundo o palestrante todos somos dotados de uma ética. O que me remete a atitude do historiador que vimos em nossa interdisciplina. Mais uma vez vemos que qualquer atitude, seja ela certa ou errada aos nossos olhos, vem carregada de uma ética, assim passível de defesa.

Para exemplificar esse conceito de ética, Mario Sérgio usou exemplos bem simples de situações do nosso dia-a-dia onde podemos decidir a atitude que vamos tomar. E dentro da ética que acreditamos essas atitudes determinam quem somos e o rumo que damos a nosso vida.

Em sua fala, também citou vários pensamentos entre os quais destaco: "O mundo que vamos deixar para os nossos filhos depende dos filhos que vamos deixar para este mundo." Uma forma contundente de dizer que estamos sempre colhendo os frutos de nossas próprias ações.

3 comentários:

Melissa disse...

Uma ótima postagem Fabiana.
Ficou claro para mim, com sua postagem, que os exemplos facilitam o entendimento do argumento, concorda?! O que o palestrante diz se torna mais simples quando ele exemplifica, não é verdade?

Beijos
Melissa

julionh disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Fabiana Aparecida da Silva disse...

Verdade, Melissa!

Todos os conceitos sobre ética, trazidos por ele durante a palestra tornaram-se bem mais próximos de nós quando ele usou exemplos.

Beijos!
Fabi