Aconteceu em nosa cdade e eu tive a oportunidade de particpar da 74ª Plenária do Fórum Permanente da Política Pública Estadual para Pessoas com Deficiência e Pessoas com Altas Habilidades no Rio Grande do Sul.
Ao mesmo tempo em que discutimos em fóruns, pesquisamos em nossas escolas e buscamos reforçar a idéia de acessibilidade em todos os seus níveis, um evento como este veio contribuir muito para nossa reflexão.
Durante as doze horas em que se desenvolveu esse fórum, reforçamos os conhecimentos legais que norteiam a inclusão, como já havíamos visto na interdisciplina, conhcemos uma bibliografia rica e ouvimos pessoas que já há algum tempo trabalham desenvolvendo, buscando políticas públicas para que a inclusão torne-se realidade.
Fiquei muito feliz ao ver o grande número de pessoas que se dispuseram a parar suas atividades e durante praticamnte dois dias discutir os rumos, os avanços e o que ainda precisa ser feito para que todos tenham acesso a uma vida plena. Me chamou atenção também a participação de muitas pessoas com necessidades especiais.
Acredito que a organização das pessoas com deficiência faz com que as demandas levantadas durante o fórum tenham uma força maior perante nossos governantes. Ver que essas pessoas lutam por seus direitos, exigem que as leis existentes sejam cumpridas e buscam cada vez mais serem atuantes em nossa sociedade, traz uma visão bem mais otimista com relação à inclusão.
Durante as discussões na interdisciplina, muitas vezes relatamos a sensação que temos de que simplesmente nossos alunos são entregues a nós e apartir de então não contamos com o apoio de mais ninguém. Penso que a realização deste fórum em nossa cidade mostra que há sim a preocupação de que esses alunos temnham sucesso, recebam o atendimento que necessitam e possam desfrutar de uma vida plena e feliz.
Um comentário:
Uma ótima postagem Fabiana :-)
Parabéns!
Beijos
Melissa
Postar um comentário