sábado, 12 de setembro de 2009

Comênio

Conforme a wikipédia Jan Amos Komenský (em português Comenius ou Comênio) (28/03/1592 - 15/11/1670) foi um professor, cientista e escritor checo, considerado o fundador da Didáctica Moderna.

Propôs um sistema articulado de ensino, reconhecendo o igual direito de todos os homens ao saber. O maior educador e pedagogo do século XVII produziu obra fecunda e sistemática, cujo principal livro é a DIDÁTICA MAGNA. São suas propostas:

  • A educação realista e permanente;
  • Método pedagógico rápido, econômico e sem fadiga;
  • Ensinamento a partir de experiências quotidianas;
  • Conhecimento de todas as ciências e de todas as artes;
  • Ensino unificado.
Além disso o que me chamou atenção nas ideias de Comênio foi observar que tais ideias, apesar do tempo decorrido, são atuais e fazem parte de nossos questionamento até os dias de hoje. Incriível pensar que há mais de trezentos anos alguém já pregava que todos os homens deveriam ter igual direito ao saber, educação permantente, métdo pedagógico sem fadiga. Tais conceitos permeiam nossas discussões em universidades e escolas e nos são contemporâneos. Percebemos que Comênio tinha uma visão sobre educação muito abrangente e avançada para sua época.

2 comentários:

Melissa disse...

Oi :-)
Informações interessantes e bem escritas. Parabéns!
Chegou a pensar, mesmo entendendo que as idéias de Comênio como avançadas, o que teríamos de observar em nossa época? Como completariamos suas idéias hoje?
Beijos
Melissa

Fabiana Aparecida da Silva disse...

Oi, Meilssa!
Algumas idéias de Comenio ainda hoje temos dificuldade em observar em muitas salas de aula pelo país. O igual diretio de todos os homens ao saber, por exemplo, é uma luta que diferentes governos vem emcampando. Mesmo um ensino sem fadiga, unificado e o ensinamento a partir de experiências cotidianas, vem sendo discutido e buscado ao longo desses anos. Fabiana