Ao pensarmos uma aula para nosso turma, temos em mente vários objetivos e aspectos a serem observados. Nesta semana na interdisciplina de Linguagem e Educação, tivemos a oportunidade de repensar nosso planejamento tendo em vista alguns ítens importantes.
Com o passar dos anos, atuando em turmas regulares, nosso planejamento já se torna algo desmistificado. Porém há sempre a necesidade, claro, de termos em mente o aluno que estamos atendendo, qual objetivo queremos atingir e qual a atividade mais adequada. Dessa forma o ato de planejar dá suporte à nossa prática diária.
Este ano em Sapiranga ouve um grande avanço, a meu ver, no processo de planejamento dos profesores da rede municipal de ensino. Com um período de quatro horas semanais para planejarmos, o envolvimento, a busca por novos materias ou técnicas viabilizou um ganho significativo na qualidade do nosso trabalho.
Esse tempo que temos na escola podemos usufruir de bibliotecas bem equipadas, laboratório de informática e de trocas com os colegas de turma. Além disso nossos alunos tem duas horas semanais da disciplina de Filosofia além da Educação Física com professores habilitados.
Penso que a estrutura para o planejamento é ideal e deve ser aproveitada buscando neste momento realizar um plano coerente com os objetivos e identificado com a turma que trabalhamos. Em comparação com outros anos, sinto que meu trabalho ganhou em qualidade e hoje podemos pensar e proporcionar a nossos alunos atividades mais motivadoras, criativas e eficientes na busca de nossos objetivos.
Um comentário:
Traga um exemplo desta melhora. Como era e como esta agora...
Beijos
Melissa
Postar um comentário