sábado, 21 de novembro de 2009

Entrevista com alunos da EJA - II


Fomos bem recebidos na escola onde obtivemos permissão para entrevistar os alunos da EJA. Encontramos uma turma de alunos com idades e histórias bem diferentes. Alunos alegres com a oportunidade de acesso à sala de aula.

Nos apresentamos, fomos questionadas a respeito do trabalho que realizaríamos e deixamos o compromisso de um retorno sobre os dados coletados.

Ao conversar com os alunos fiquei positivamente impressionada com a inquietude e não conformidade frente a situação de exclusão que vivenciaram na infância. Adultos com responsabiliddes familiares e profissionais que abriram mão de suas horas de descanso em busca de conhecimento e domínio da língua escrita.

Muitos foram os relatos de abandono da escola, falta de acesso, necessidade de trabalhar muito cedo e hoje o desistímulo por parte de vizinhos e amigos. Mas esses alunos encontram incentivos em seus filhos, conjuges e nos seus próprios sonhos de uma vida melhor.

Eu que nunca tive contato com alunos adultos fiquei muito grata pela oportunidade de conhecer uma realidade diferente do que meus 11 anos de magistério me proporcionaram. Experiência rica e de muita sensibilidade e energia que fiquei com muita vontade de conhecer mais a fundo.

Um comentário:

Melissa disse...

:-)
Então, vai mais fundo ;-)
Beijos