Começou neste segundo semestre nas escolas onde trabalho um projeto para que os alunos fiquem em tempo integral na escola. Esse projeto oferece diferentes oficinas aos alunos que vem a escola no turno contrário a que estudam. Em ambos os municípios que trabalho a adesão dos alunos foi grande. Eles adoram estar na escola e participar de tais projetos é uma boa oportunidade.
Vimos em diferentes interdisciplinas ao longo do curso a importância de tornar a escola próxima dos alunos, um ambiente agradável onde lhes é oferecido diferentes atividades para que possam desenvolver-se integralmente.
Porém o que me chamou a atenção foi a forma como esse projeto começou em algumas escolas. Não há espaço físico adequado para que os projetos aconteçam. Os alunos tem tido as aulas na rua sobre mesas improvisadas de madeira à ceua aberto. Quando chove o projeto é cancelado.
O que tem se tentado é buscar espaços alternativos na comunidade para que os alunos sejam melhor atendidos, o que ainda não ocorreu. Penso e espero esse seja apenas um começo tumultuado e nada ideal mas que com o tempo haja melhores condições de trabalho para as estudantes de magistéio que atendem esses alunos e para as crianças que tem tanta vontade de frequentar a escola também no outro turno.
Nenhum comentário:
Postar um comentário