Assim como a avaliação discente e docente, penso que é importante que neste final de ano paremos para avaliar nossa escola como um todo. Quando pensamos a escola como instituição, que educação, que aluno e que profissional da educação estárá ela construindo?
Vejo que em muitas instituições há amarras que impedem de construirmos um ambiente mais humano e acolhedor tanto para alunos como para professores. Se não podemos tratar a educação como mercadoria ou simplesmente desvalorizá-la, penso que o professor que dia a a dia constroi um relacionamento de afeto e respeito dentro do ambiente escolar merece também um olhar mais atento.
Ao final de um ano letivo há a necessidade de pensarmos a escola como um ambiente de construção, acolhimento, discussão e bem estar para todos. O que, infelizmente, não é uma realidade na maioria das esclas.
Assim como nosso aluno, o professor merece incentivos, elogios e valorização de suas conquistas. Temos que valorizar nosso trabalho e pautado nele exigir respeito e dignidade dentro do ambiente escolar. Somos profissionais responsáveis e capacitados mas embrutecidos por rotinas extenuante de reuniões desnecessárias, cobranças infinitas e burocracias irritantes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário