quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

Avaliação final

Quando nos dirigimos para o final do ano letivo, com a obrigação de decidir sobre o futuro de nossos alunos vemos que tal tarefa, mesmo que construída e embasada durante todo o ano letivo, ainda assim, muitas vezes, nos é penosa e difícil.

Durante o tempo de convivência em sala de aula, tentamos possibilitar ao nosso aluno a retomada das aprendizagens, os questionamentos e assim buscamos sanar dúvidas e possibilitar o crescimento, a aprendizagem. Porém é muito frustante quando vemos que diante de todo nosso esforço, mesmo assim aquele aluno não está apto a frequentar a série seguinte.

Javier Onrubia Goñi em seu artigo "Rumo a uma avaliação inclusiva" nos diz que, uma avaliação inclusiva prioriza a função pedagógica da avaliação, ou seja, a útilização da avaliação para melhorar as atividades de ensino e aprendizagem em relação a sua função social, isto é, a sua utilização para declarar publicamente o nível das aprendizagens realizadas pelos alunos.

A avaliação nesse sentido serve, principalmente para nos orientar quanto ao caminho que devemos adotar dentro de nossa prática para alcançarmos sucesso com nossos alunos. Avaliar nosso trabalho como professores possibilita que tenhamos uma visão clara do caminho que trilhamos e como podemos aperfeiçoar nossa prática diária visando a aprendizagem de todos.

No mesmo texto, o autor nos diz que uma avaliação inclusiva vincula, estreitamente, a avaliacão da aprendizagem dos alunos à avaliação dos processos de ensino e de aprendizagem. Dessa forma percebemos que não há como dissociar a avaliação do aluno da avaliação do trabalho do professor.

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