Tenho percebido o grande interesse que esta época de copa do mundo desperta nas crianças. O bombardeio de informações e divulgação proporcionado pela televisão faz com que não se fale em outra coisa.
Essa tem sido uma boa oportunidade para aprendermos o que não está necessariamente no currículo. Conhecemos os países que disputam esta copa, sua localização, idioma, moeda. Descobrimos que esses países tem diferentes horários, costumes, sistemas políticos, línguas.
Percebemos que as informações vem através de jornais, revistas, rádio, televisão, internet e celular. Essa semana trabalhamos com uma reportagem da Revista Veja sobre as vuvuzelas e descobrimos o que são decibéis, como funciona o ouvido humano e o quanto a poluição sonora pode ser prejudicial para nossa saúde também.
Acompanhamos as evoluções tecnologicas como as televisões que a principio transmitiam os jogos em preto e branco. Descobrimos que as copas começaram a ser disputadas há oitenta anos. E o melhor de tudo, todos podem contribuir com informações para nossas aulas pois elas estão disponíveis em todos os lugares.
Um assunto tão rico pode e deve ser explorado dentro de sala de aula de diversas maneiras. É um bom momento para explorar, discutir, observar, calcular, interpretar. Devemos estar atentos para aproveitá-lo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário