quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Experiência com a EJA

Acostumada a trabalhar com alunos menores, nunca havia tido nenhum contato com alunos de EJA. Por esse motivo quando foi nos solicitado fazer a visita à uma turma, minha primeira ideia foi bastante diferente do que vi na realidade.

A noite que eu e minhas colegas visitamos a turma de EJA foi de muita aprendizagem para todas nós. Fomos bem recebidas na escola que nos deu oportunidade de realizar este trabalho. Conseguimos conversar com os alunos e ouvir suas histórias de vida e suas expectativas para um futuro que vislumbram melhor graças a oportunidade de estudo.

Bastante animador ver a força de vontade com que esses alunos encaram as noites em sala de aula. Muitos trabalham durante o dia e deixam os afazeres da casa e suas famílias para se dedicar aos estudos. Alguns já com mais idade e nem por isso com menos expectativas para uma futuro melhor.

Vimos em nossas aulas que as atividades oferecidas a esses estudantes não pode ser infantilizada, há muitas formas de aprimorar seus conhecimentos oferecendo-lhes atividades variadas e focadas na valorização de seus conhecimentos. Porém o que vimos em nossa visita mostra que nem sempre os professores tem essa visão.

Lendo minhas postagens a respeito desta atividade lembro de como me senti desafiada a trabalhar com adultos. Infelizmente minha extensa jornada de trabalho ainda não me permite arriscar-me por esses caminhos. Tenho certeza de que para desempenhar bem este trabalho há necessidade de aperfeiçoamento constante.

Nenhum comentário: