terça-feira, 16 de novembro de 2010

Novos olhares sobre a prática

Ao longo do desenvolvimento do curso de Pedagogia, muitas foram as vivências em sala de aula sobre as quais tive um outro olhar. A partir do momento em que ampliamos nossa aprendizagem , nossas leituras e travamos conhecimento como novas formas de trabalhar, é inevitável que nos debrucemos sobre nossa prática diária e a analisemos sob um novo olhar.

Foi isso que aconteceu quando abraçamos a ideia de trabalhar com Projeto de Aprendizagem. Toda vez que ouvia falar de projetos, tinha como conceito os projetos que nós estabelecíamos com a turma e que durante um determinado período toda a turma trabalhava sobre o mesmo assunto. Explorávamos este assunto em todas as áreas possíveis e até a exaustão. Estava feito nosso projeto.

Porém a proposta de abrir o leque de opções dos assuntos e transferir o processo de desenvolvimento do projeto colocando-o sob a responsabilidade dos alunos, foi uma nova maneira de propor um Projeto de Aprendizagem.

Colocando o aluno como autor deste projeto proporcionamos autonomia, responsabilidade e auto-estima além de desenvolvermos conhecimento.

Nenhum comentário: