A interdisciplina de Libras nos propiciou o contato com uma linguagem nova e desafiadora. Lembro que fiquei bastante impressionada de como a professora conseguia comunicar-se perfeitamente conosco. Ela se fazia entender perfeitamente.
Lembro também que uma das reflexões que fiz foi a respeito da nossa dificuldade, inabilidade em comunicar-mos de outra forma que não a verbal a que estamos acostumadas. A maior dificuldade em nos comunicarmos era nosso próprio medo de não nos fazermos entender.
Interessante ver como é possível a comunicação perfeita em um mundo sem sons. As dificuldades encontradas na falta da fala é superada no momento em que estabelece-se uma relação de confiança usando uma linguagem de fácil compreensão.
Hoje vemos muitas pessoas com essas e outras dificuldades, perfeitamente inseridas no mercado de trabalho. Ainda falta aos ditos "normais" uma sensibilidade maior para perceber o quanto essas pessoas podem contribuir para um mundo mais justo, respeitando as diferenças individuais e estimulando o crescimento.
Nenhum comentário:
Postar um comentário