domingo, 21 de junho de 2009

Aula presencial

Nesta semana que passou tivemos aula presencial da interdisciplina de Psicologia. A proposta era, em grupos, criarmos mapas conceituais envolvendo os conceitos trabalhados até então durante o semestre.

Gostei muito de ter que repensar e "amarrar" o que aprendemos, isso nos instigou a novas leituras e a uma síntese delas. No momento da apresentação, vimos que um trabalho complementava o outro e que o que tínhamos entendido estava de acordo com o que o grupo também entendeu.

Além disso na sua fala a Professora Ana ressaltou a importância de ouvirmos a pergunta de nossos alunos com atenção. Quanto mais absurda a pergunta mais reveladora ela será. Desse forma o professor poderá ver que é o momento de retormar o que pensava já assimilado pela criança.

Da mesma forma a importância do diagnóstico desse aluno. Conforme estudamos nas fases de desenvolvimento, segundo Pìaget, esse aluno pode ainda não estar preparado e sem o domínio necessário para avançar. Portanto é preciso estar atenta para o que esse aluno ainda não domina.

Também achei muito válida a retomada do que é necessário para haver aprendizagem. Como a professora colocou, é preciso haver um desequilíbrio, uma desacomodação e vemos que o que levamos para a sala nem sempre é capaz de desacomodar a todos. Por isso a importância de trabalharmos de maneiras diferenciadas.

O segredo da aprendizagem então encontra-se no equilíbrio. O aluno entra em contato com algo que o desequilibra, há a apropriação de um novo conceito, informação dessa forma há o retorno para o novo equilíbrio, a acomodação. Assim o aluno é capaz de desenvolver sua inteligência.

4 comentários:

Melissa disse...

Oi Fabiana :-)
Ótimas colocações.
Consegues trazer um exemplo, do que, em seu entendomento, causa e do que não causa um desequilíbrio?
Aguardo retorno
Beijos
Melissa

Fabiana Aparecida da Silva disse...

Oi, Melissa!

Um desequilíbrio pode ser causado por uma experiência, tanto em sala de aula quanto fora dela, que dessa forma resulte em um novo conhecimento. Uma vivência que coloque os conceitos do aluno em xeque.
Bejos
Fabiana

Melissa disse...

E um exemplo desta situação?!
Beijos
Melissa

Fabiana Aparecida da Silva disse...

Um exemplo:

Meus alunos estão participando de um projeto chamado Plantas Mágicas, no Centro Ambiental de Sapiranga. Eles já tinham a noção de que as plantas são muito importantes, úteis e podem ser usadas para curar donças através dos chás, por exemplo.

Porém no curso descobriram que essas msmas plantas tanto podem ajudar como prejudicar, depende da dosagem, de como são preparadas, usadas... Dependendo do preparo (fervendo como a mãe ensinou a fazer), perdem suas propriedades e não ajudam mais a curar a doença como esperávamos.

Ou seja ouve um desequilíbrio do conhecimento que eles traziam, a partir dele acrescentamos conhecimnto que não tínhamos.

Fabiana