terça-feira, 20 de abril de 2010

Objetivo de copiar

Quando planejo uma atividade para meus alunos logo penso no objetivo que quero alcançar fazendo tal atividade. Essa ideia de levar atividades pertinentes foi reforçada quando a professora Ana, minha orientadora no estágio, enfatizou que deveríamos apresentar em nossos planos o PORQUE e COMO faríamos as atividades da semana.

Ontem numa conversa com colegas de profissão, foi colocado o quanto nossos alunos tem dificuldades em copiar textos e exercícios, levam muito tempo, gastamos tempo demais eperando que copiem para depois resolver ou ler, copiam errado. Ao que eu me posicionei contra as cópias em sala de aula.

Não será nenhum crime mortal copiar um pequeno texto, poesia ou exercício, claro. Mas penso que se podemos levar pra eles atividades xerocadas, atividades de escrita e leitura sem a necessidade de cópia, aproveitamos bem mais nosso tempo na escola.

Ao questioná-las quanto ao objetivo da cópia me responderam que seria pra aprender a escrever um parágrafo, ler, exercitar a ortografia. Em sala de aula penso que podemos utilizar de diversas estratégias para que nosso aluno escreva corretamente e com criatividade, porém cópias de texto não me parece que tenha tanto sentido para nossos alunos.

Sigo levando o mínimo de exercícios, atividades e texto para copiar pois não vejo sentido em gastarmos uma manhã de aula desta forma. Meus alunos lêem muito, trabalham em grupo, escrevem, reescrevem, exercitam o que estudamos, são desafiados, contribuem com nossas aulas, aproveitando assim nosso tempo na escola para atividades que penso serem mais úteis que a simples cópia.

Um comentário:

Simone Bicca Charczuk disse...

Oi Fabi, muito legal essa tua postagem, pois questiona uma prática instituida na escola e que, muitas vezes, não se questiona o motivo de continuarmos reproduzindo. Abraços!!